Layout do blog

Beach Tennis - A importância da fisioterapia e a prevenção de lesões

Beach Tennis - A importância da fisioterapia e a prevenção de lesões


Tempo de Leitura - 6 minutos


Criado no fim da década de 80 na Itália, o beach tennis começou a se profissionalizar em meados da década de 90 e chegou ao Brasil em 2008.


Atualmente o esporte parece ser uma mistura do tênis tradicional com badminton e vôlei de praia, mas com regras próprias.


Segundo a ITF - Federação Internacional de Tênis, o esporte já tem cerca de 500 mil adeptos no mundo, independentemente de idade e gênero. Apesar da areia, não é um esporte exclusivo do litoral, com academias em diversas regiões do país, sem praia. Contudo, o crescimento no Brasil se deu primeiramente em cidades litorâneas como Rio de Janeiro, Fortaleza, Santos, Florianópolis, Guarujá, João Pessoa, Salvador, Natal, entre outras.


Atletas de beach tennis ou qualquer outro esporte de alto rendimento utilizam o seu corpo como instrumento de trabalho. Quem pratica um esporte como um passatempo, por diversão, de modo geral, exige menos do corpo. Ou seja, da musculatura, dos limites do corpo e da superação desses limites. Logo, os cuidados de um atleta para quem pratica um esporte, sem esse ‘status’, são diferentes.

 

Nesse sentido, não só no beach tennis mas em todos os esportes, é importante para prevenir, recuperar e colaborar no condicionamento o acompanhamento por fisioterapeutas. Esse acompanhamento varia de acordo com a quantidade de horas e frequência de treinos, bem como da carga usada no condicionamento físico, entre outros fatores.

 

Para a fisioterapeuta Juliana Morita é importante uma fisioterapia direcionada, realizada por especialista, no caso um fisioterapeuta esportivo, pois a avaliação realizada nesses casos é mais específica. Além disso, ter o conhecimento do esporte garante um diferencial no atendimento ao atleta.




Recomendações pré e pós treino - Beach Tennis  


De acordo com Morita, manter uma alimentação balanceada, ter uma rotina de sono, para que seja reparador, realizar aquecimento e recovery, certamente fará diferença. Além é claro de ter um profissional acompanhando todas as vertentes que envolvem o treino em todas as fases.Durante o treino, os pontos de atenção que o atleta deve ter segundo a fisioterapeuta é: “ser leal consigo, pois conhecer seu corpo fará uma boa diferença, saber os seus limites e a hora de parar, pode evitar muita ‘dor de cabeça’.”




Lesões - Prevenção e Cuidados


Fazer uma boa anamnese é o primeiro cuidado para prevenir lesões. Em seguida, vale ressaltar que um bom profissional, certamente fará testes funcionais, de força, de controle de cargas, acompanhamento periódico, nutricional e do sono. Atleta que não dorme, não rende. 


As lesões mais comuns no Beach Tennis são as lesões musculares nos membros inferiores - panturrilha e posterior de coxa. Nos membros superiores, de modo geral ombros e cotovelos são mais sobrecarregados. Além disso, é comum encontrar questões de lombalgia e cervicalgia.

“O que interfere nas lesões, na maioria das vezes, não tem a ver com idade mas sim com são as sobrecargas.”

Depois de lesionado, passar por um bom profissional, seguir as orientações dadas, fazer a fisioterapia corretamente e seguir alguns requisitos mínimos, são os principais cuidados que o atleta deve ter.

Por exemplo:

●      Respeitar o tempo de cicatrização

●      Aquecer antes de treinos e jogos

●      Evitar as sobrecargas

●      Realizar fortalecimento muscular e condicionamento físico

●      Manter os trabalhos de mobilidades

●      Se hidratar e se alimentar bem


Esses são cuidados básicos para atletas de alto rendimento. O uso de equipamentos tecnológicos fazem com que fisioterapeutas consigam direcionar e personalizar treinos. O trabalho integrado com nutricionista esportivo favorece também no rendimento, bem como a parceria com técnicos, massagistas, e outros profissionais que costumam formar a equipe que acompanha times e atletas.



Conquistas Brasileiras no circuito de Beach Tennis


●      2008 - 3º lugar no Campeonato Mundial - Ravenna

●      2010 - 1º lugar na Copa das Nações, em Aruba

●      2013 - Campeão no mundial por equipes

●      2014 - Campeão Sul-Americano

●      2016 - Campeão mundial na Sérvia

●      2014/ 2015/ 2016/ 2017/2018/2021/2022 - Campeão Pan-Americano 


Em 2017, na cidade de Niterói - Rio de janeiro, foi realizado um dos maiores eventos de beach tennis do mundo, na época.

Cerca de 700 atletas entre profissionais e amadores prestigiaram o evento que pontuava no ranking mundial da ITF.



Share by: